capa.jpg

Aconteceu em 21 e 22 de junho de 2022:
27º fórum Estadual de Cultura

Gestores municipais de cultura do Paranhana participam do 27º fórum Estadual de Cultura...

 

Por Nelson Peter

 

Aconteceu em 21 e 22 de junho de 2022:

 

Gestores municipais de cultura do Paranhana participam do 27º fórum Estadual de Cultura

 

O evento reúne dirigentes culturais de todo o Estado para exposição de painéis e debates, com o objetivo de estabelecer pontos norteadores das políticas públicas culturais municipais do RS.

 

Foram mais de 80 gestores municipais inscritos.

 

Tivemos palestras com António Ponte, do Museu do Porto, Portugal e Aline Torres, Secretária de Cultura da capital paulista.

 

Ainda não encontrei alguma matéria específica do Fórum de Gestores Municipais de Cultura então vou passar alguma informações para que se entenda a importância de se ter a menção da promoção a atividades alusivas aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

 

O Codic é o "braço" da Famurs que integra e promove a Cultura dentro das Prefeituras. Cada microrregião do estado tem seu núcleo (formado pelos secretários de cada cidade componente). E dos componentes deste núcleo que restam eleitos os componentes da executiva estadual, do qual sou Vice-presidente.

 

O Codic estadual organiza anualmente seu fórum,  se propondo a reunir representantes dos 497 municípios do estado.

 

As palestras e debates sempre resultam num manifesto coletivo chamado CARTA DO FÓRUM. Havia dois anos que não ocorria mais e foi realizado na cidade de Restinga Seca, no centro do estado.

 

Repassei as informações do Juliano Müller secretário da FECCAB que teve participação direta na inclusão do item 29 da Carta abaixo: