cortinas 3.jpg

Uma união voluntária de instituições, associações, sociedades, fundações, institutos e outras instituições a partir de uma origem com o idioma alemão, independentemente do país de origem dos seus associados, da sua nacionalidade, etnia, cor e da sua religião.

 

​Este trabalho baseia-se na participação dos dirigentes das instituições e depende da criatividade, dedicação e iniciativa dos mesmos, levando em conta o objetivo e a finalidade das instituições às suas necessidades. Os dirigentes exercem as suas atividades dedicando a elas uma enorme quantidade de tempo e significativos aportes financeiros próprios. Sua colaboração é voluntária e absolutamente transparente.

 

O objetivo (missão) e a finalidade (visão) dos trabalhos da "Aliança das Instituições de Língua Alemã" em São Paulo são:

  • Apoiar e valorizar todas as instituições de língua alemã em São Paulo

  • Preservar e ampliar o diálogo e a cooperação entre as escolas alemãs e instituições de ensino, os clubes desportivos, as associações e institutos culturais.

  • Preparar e organizar eventos em parcerias, como recepções, palestras, conferências, apresentações, competições, festas bem como acontecimentos musicais e desportivos.

  • Preservar e divulgar a cultura e os valores alemães, as virtudes, os costumes e hábitos, bem como as características e as tradições, e ao mesmo tempo, respeitar sua diversidade.

  • Destacar e informar as realizações dos imigrantes alemães no Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento do país.

 

A heterogeneidade das instituições de origem alemã baseia-se nos mais diversos interesses dos seus associados e seus representantes eleitos em uma sociedade liberal. Ela reflete o pluralismo praticando nos países de origem.

O termo alemão é compreendido como conceito cultural e linguístico, quer dizer como um termo apolítico, desconsiderando o desenvolvimento do idioma. A contribuição dos povos de língua alemã, sejam austríacos, alemães dos Sudetos, alsacianos, alemães de Luxemburgo, da Suíça, alemães da Rússia (por exemplo, do Volga), na construção da nação brasileira é tanto levado em consideração quanto a contribuição dos Alemães, cristãos e judeus, da Alemanha.

  • Reuniões e encontros periódicos entre as Instituições e demais interessados, para fortalecer a comunicação e a integração das atividades entre as mesmas.

  • Elaboração e divulgação de um calendário de eventos.

  • Divulgação de informações referentes às atividades das Instituições participantes desta integração.

Contato:

Tel. 55 11 3205-3435

E-mail: culturaalema.com.br